De acordo com os dados da Defesa Civil Regional, 31 cidades da região administrativa de Campinas estão em estado de observação por conta das chuvas constantes dos últimos dias. Segundo o diretor da Defesa Civil Regional Sidnei Furtado, os índices de chuvas tem sido altos, mas ainda não foram suficientes para ocasionar problemas graves. O que está sendo orientado é a intensificação das vistorias preventivas como vem ocorrendo em Paulínia.
No município, a Prefeitura deu início a uma força-tarefa de manutenção e limpeza na cidade para evitar transtornos maiores. Os trabalhos foram mais intensificados na região do bairro João Aranha e São José. As equipes de limpeza estão realizando a desobstrução das bocas-de-lobo e retirando o lixo acumulado nas vias que impedem o escoamento da água da chuva.
Em Campinas, nenhuma ocorrência foi registrada, porém, segundo o Diretor da Defesa Civil, a preocupação maior fica por conta da saturação do solo. Já em Capivari, a situação é de estado de alerta, por conta do Rio que dá nome a cidade. No mapa traçado pela Defesa Civil, o município possui atualmente 10 áreas de risco de seis de enchentes. Os bairros mais visados são os das regiões baixas como a Vila Fátima, Juventos, Ribeirão e Nova Aparecida.
De acordo com o Diretor da Defesa Civil da cidade, Ricardo Lourenço de Sousa, o nível do Rio Capivari, que atingiu mais de 2,2m em 2009 , hoje está com oscilando em 90 centímetros, o que por enquanto é considerado satisfatório.