A Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo, a Arsesp aplicou duas multas contra a CPFL. As multas que somam R$ 8.832.321,87, multas foram aplicadas por falhas nos indicadores de qualidade do fornecimento de energia e problemas no monitoramento nos níveis de tensão.
As penalizações são resultado de fiscalização e análises técnica e regulatória feita pelos especialistas da Agência. O valor foi definido levando-se em conta a legislação em vigor, estabelecida pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A Arsesp lembra ainda que as concessionárias têm direito à contestação junto à Agência. O valor da multa é recolhido ao tesouro nacional. Os autos foram publicados no Diário Oficial do dia primeiro de março.
Em Nota à Imprensa, a empresa explica que às autuações encaminhadas pela Arsesp, as distribuidoras CPFL Paulista, CPFL Santa Cruz e CPFL Mococa estão sendo analisandas. As distribuidoras irão se manifestar, por meio de Recurso Administrativo, dentro do prazo regulamentado pela ANEEL.