O Hospital e Maternidade Madre Theodora de Campinas, que registrou um surto de tuberculose em bebês no ano passado,ampliou o número de crianças que deverão fazer os testes. No total 282 crianças nascidas no período de novembro e dezembro de 2011 serão convocadas.
A convocação será feita por telefone e carta e começa nesta segunda-feira, dia 04 de março.
A razão segundo a enfermeira sanitarista do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Campinas, Maria Alice Satto, é o fato do surgimento de mais um caso da doença registrado em dezembro do ano passado. A vítima desta vez foi um bebê que nasceu, em dezembro de 2011. Até então apenas as crianças nascidas no período de janeiro a junho de 2012 foram investigadas. No total 1325 receberam o chamado e dessas 1052 passaram pelo processo de investigação. Entre elas, 14 foram diagnosticadas com a tuberculose e outras 90 apresentaram a infecção latente, ou seja, estavam com o bacílos, mas, não desenvolveram a doença. Todas estão em tratamento que está sendo feito pelo hospital em parceiria com a Secretaria Municipal de Saúde.
Maria Alice Satto, explica que a divulgação do novo caso só foi feita atrásra para não atrapalhar a investigação dos casos anteriores.
O surto de tuberculose em bebês, foi atribuído a uma auxiliar de enfermagem que estava com a doença e não sabia. Ela saiu de férias em julho do ano passado e continua afastada fazendo o tratamento.
De acordo com o diretor técnico da unidade hospitalar, Sérgio Ponciano, a funcionária havia feito o exame de saúde anual, porém, na ocasião, não foi identificada nenhuma sintomatologia.