Após diversas iniciativas de instalação de uma universidade federal em Campinas nos últimos anos, a Câmara Municipal voltou a discutir o assunto em 2013. Para isso, os vereadores devem criar uma comissão de estudos que analisaria os impactos e as vantagens da implantação na cidade.
O Executivo, porém, também se mobiliza. Segundo o prefeito Jonas Donizette, uma audiência com o ministro da Educação Aloizio Mercadante já foi pedida para tratar dos detalhes de um possível projeto. De acordo com Jonas, o novo campus seria instalado próximo à Universidade Estadual de Campinas.
Com isso, a área doada em 2009 para a instalação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo permaneceria sem destinação. Na época da assinatura do então prefeito de Campinas Hélio de Oliveira Santos, a ideia era construir um campus de mais de 22,7 mil metros.
Ainda segundo Jonas, antes da possibilidade de instalação de uma universidade, a cidade terá um curso do Instituto Federal de Graduação Superior a partir do segundo semestre. As aulas, de acordo com o prefeito, serão no CTI, Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer.