A Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes apreendeu 261 quilos de maconha divididos em 275 tijolos, dentro de um automóvel que estava parado em um posto de combustíveis na rodovia Anhanguera, próximo ao distrito de Nova Aparecida, em Campinas. Os oficiais da Dise desconfiaram de dois homens que chegaram ao local, em uma caminhonete Saveiro, com placas da cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, e decidiram fazer a abordagem.
Dentro dos compartimentos do veículo, como forro e caixas de som, os policiais encontraram grande quantidade da droga, que estava embalada em papel de presente, de acordo com a pureza do entorpecente. Os dois homens foram presos e encaminhados para a cadeia anexa ao segundo Distrito Policial de Campinas.
De acordo com o delegado da Dise, Oswaldo Diez Júnior, a droga já estava pronta para a entrega. Ele afirma que grande parte da apreensão era composta por um tipo mais potente de maconha. O delegado Oswaldo Diez Junior informou ainda que a droga veio do exterior, provavelmente da Bolívia ou do Paraguai e estava sendo transportada para Campinas, onde seria distribuída. Os dois homens detidos já tinham passagem pela polícia. Um deles por tráfico e o outro por roubo e ameaça.