A capacidade e a qualidade das rodovias da Região Metropolitana de Campinas foram as principais preocupações dos prefeitos e representantes dos 19 municípios durante encontro no Aeroporto Internacional de Viracopos. O grupo se reuniu com o diretor-presidente da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, Luiz Alberto Kuster, para conhecer o plano de expansão do terminal e discutir maneiras de alavancar o crescimento no setor econômico e turístico da região.
Para o presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC e prefeito de Vinhedo Milton Serafim, no entanto, as oportunidades oferecidas com o crescimento do aeroporto só poderão ser aproveitadas se a malha viária for readequada. De acordo com Serafim, o exemplo da Rodovia Miguel Melhado Campos (SP-324), deve ser lembrado, já que uma possível ampliação aproveitaria o potencial turístico de algumas cidades.
Ainda segundo Serafim, para debater os assuntos levantados durante o encontro a concessionária responsável por Viracopos será convidada a integrar a câmara temática do conselho de cidades da RMC. Para o diretor da Aeroportos Brasil Luiz Alberto Kuster, é importante que o potencial de cada cidade seja levado em conta.
Depois da reunião, a comitiva dos líderes dos municípios visitou as obras das novas estruturas do terminal de passageiros de Viracopos. Orçada em R$ 1,4 bi, a primeira etapa da ampliação de Viracopos, que inclui um novo terminal de passageiros, deve ser finalizada em maio de 2014.