CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Prefeitura trabalha na criação de departamento de defesa animal desvinculado da saúde

A prefeitura de Campinas deu início aos procedimentos técnicos e jurídicos que permitirão a criação de um departamento de proteção animal, que deverá ser administrado pela Secretaria do Verde e

Prefeitura trabalha na criação de departamento de defesa animal desvinculado da saúde
A prefeitura de Campinas deu início aos procedimentos técnicos e jurídicos que permitirão a criação de um departamento de proteção animal, que deverá ser administrado pela Secretaria do Verde e do Desenvolvimento Sustentável. A proposta está em análise e conta com a participação das entidades que atuam na defesa dos direitos dos animais no município. […]

A prefeitura de Campinas deu início aos procedimentos técnicos e jurídicos que permitirão a criação de um departamento de proteção animal, que deverá ser administrado pela Secretaria do Verde e do Desenvolvimento Sustentável. A proposta está em análise e conta com a participação das entidades que atuam na defesa dos direitos dos animais no município. Com isso, os assuntos relacionados aos animais deixariam de ser responsabilidade da Secretaria de Saúde.

De acordo com o secretário do verde e do desenvolvimento sustentável de Campinas, Rogério Menezes, as entidades, junto com o poder público, já criaram as diretrizes do futuro departamento e como ele deverá atuar. O Centro de Controle de Zoonoses mantém o vínculo com a secretaria de saúde. Segundo Rogério Menezes, o órgão trata de assuntos relacionados à saúde pública e por isso não poderia ser administrado por outras secretarias.

A criação do departamento de proteção animal foi comemorada pelas entidades que trabalham na área. O presidente do Conselho Municipal de Defesa e Direito dos Animais, Flávio Lamas, aprovou a decisão do governo municipal, já que a causa deverá ser tratada como prioridade pela nova pasta. Ele afirma que o governo municipal já discute uma parceria com as faculdades de veterinária de Campinas para melhorar o serviço realizado junto aos animais sob responsabilidade do poder público.

Em Campinas, são cerca de 30 mil animais domésticos, entre cães e gatos, que precisam passar pelo processo de castração. A secretaria do verde e do desenvolvimento sustentável e as entidades também estudam a possibilidade de criação de um Centro de Recuperação de Animais Silvestres no Largo do Café.

 

Compartilhe

Conteúdos