CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Profissionais da saúde são foco de campanha após casos de tuberculose em Campinas

Após o surto de tuberculose no Hospital Madre Teodora em Campinas, a campanha de Combate e Prevenção da doença deste ano terá como foco os profissionais da saúde. Anualmente, a

Após o surto de tuberculose no Hospital Madre Teodora em Campinas, a campanha de Combate e Prevenção da doença deste ano terá como foco os profissionais da saúde. Anualmente, a média na cidade é de 300 casos. No ano passado, 14 bebês nascidos no hospital foram diagnosticados com a doença e 90 têm a infecção latente. Estes números não são computados junto com os outros casos, por se tratar de uma situação específica e isolada. No entanto, merece a atenção.

Como o surto se deu após uma enfermeira da UTI neonatal do hospital ser contaminada pela doença, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Campinas, Maria do Carmo Ferreira, explica que se optou por uma campanha institucional. A ideia é incentivar as pessoas a procurar atendimento médico. O objetivo é também alertar os profissionais da saúde da importância de se investigar os casos suspeitos.

O Dia Nacional de Combate à Tuberculose é comemorado em 27 de março. Durante todo o mês, campanhas acontecem em várias cidades. Em Piracicaba, por exemplo, as ações vão até o dia 17, com orientações à população, distribuição de folhetos e mensagens em igrejas. A prioridade da prefeitura é o diagnóstico precoce. O número de casos se mantém estável desde 2008. A média anual é de 140 pacientes com a doença.

Vinhedo também intensifica a campanha neste ano. Nos primeiros meses de 2013, a Secretaria de Saúde diagnosticou cinco casos e considera este número baixo. Por isso, a enfermeira da pasta, Maria Aparecida dos Reis, pede para que as pessoas que apresentem sintomas como tosse procurarem o atendimento médico.

A tuberculose bacilar é a que mais preocupa os setores da saúde, já que o paciente que tem esta doença pode contaminar outras pessoas. Além da tosse, os outros sintomas são febre baixa, suor noturno e cansaço. O exame para o diagnóstico da tuberculose é disponível pelo SUS. O tratamento também é gratuito, com o acompanhamento por seis meses com uso de antibióticos. Em todo estado de São Paulo cerca de 16 mil novos casos são registrados anualmente.

 

Compartilhe

Conteúdos