Ficou suspensa a coleta de exames pelo SUS na rede de atendimento municipal em Campinas nesta quarta-feira. Após reclamações de usuários a situação foi confirmada pela prefeitura. Mas, o secretário de saúde, Cármino de Souza, nega que a ordem veio da administração. Foi aberta uma sindicância para apurar os cancelamentos. Os exames deveriam ser coletados pelos postos e unidades de saúde e encaminhados para o laboratório municipal que fica no Hospital Ouro Verde.
O problema acontece no momento de substituição de funcionários do Convênio Cândido Ferreira considerado irregular pelo Tribunal de Contas do Estado. Situação que não é para Cármino de Souza motivo para a suspensão das coletas, talvez apenas atrasos. O secretário de saúde não confirma ser caso de sabotagem, mas acredita que a ordem partiu de alguém. E ao dar depoimento sobre o processo de troca de profissionais demonstrou dificuldade para manter os serviços, descontentamento de parte do funcionalismo e fez alusão a um carro que tem os pneus trocados em movimento.
Entre as funções que irão receber novos funcionários estão ainda motoristas de ambulância, almoxarifado e recepção. A transição envolve quase 600 servidores neste momento do total de cerca de 1,2 mil demitidos por ordem judicial.