A implantação da tecnologia 4G de telefonia móvel, com previsão de estar disponível em Campinas em Junho de 2014, pode chegar ainda em dezembro desse ano na cidade. A confirmação é do Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que veio à Campinas nessa terça-feira para participar da inauguração de um laboratório para tecnologias móveis de 4ª geração no CPqD. O Prefeito de Campinas, Jonas Donizette, garantiu esforços da administração municipal nesse sentido.
Paulo Bernardo aproveitou para tranquilizar quem mora perto de antenas de celular, garantindo não haver prejuízo à saúde pública quando respeitadas as normas. E ressaltou a necessidade de destravar legislações municipais para facilitar a implantação da tecnologia 4G nas cidades. O Ministro afirmou estar atento à qualidade do serviço prestado pelas empresas de telefonia móvel e afirmou que no caso do 4G a concorrência promete ser maior, o que será favorável ao consumidor. O Ministro, Paulo Bernardo, destacou a importância do CPqD nas pesquisas para levar a tecnologia 4G às áreas rurais e suburbanas do país.
O novo laboratório do CPqD, que foi inaugurado por Paulo Bernardo, tem o objetivo de pesquisar e desenvolver métodos e testes no padrão 4G, de modo a atender às necessidades da indústria brasileira de equipamento.