O Terminal Central de Campinas deverá ter catracas em todos os acessos para limitar o número de pessoas que frequentam o local. De acordo com a proposta apresentada pela Emdec será permita somente a entrada dos usuários do transporte coletivo que vão embarcar ou desembarcar no terminal. Com isso, a administração pretende diminuir o fluxo de pessoas na área destinada aos passageiros e evitar a presença de moradores de ruas e usuários de drogas.
De acordo com o secretário de transportes e presidente da Emdec, Sérgio Benassi, o uso do terminal está desvirtuado e é preciso garantir o conforto e a segurança dos usuários do transporte coletivo. No Terminal Central, os passageiros aprovam a medida proposta pela Emdec e esperam que a instalação das catracas o quanto antes. O mestre de obras Mauro Martins Araújo, acredita que o acesso exclusivo aos usuários do transporte coletivo vai diminuir o número de pessoas que circulam diariamente pelo terminal.
A cobradora Alda Aparecida dos Santos também aprova a iniciativa, uma vez que o número de andarilhos dentro do terminal é muito grande. A cobradora de caixa Gabriela Raissa Lopes acredita que a impedindo o livre acesso aos locais de embarque e desembarque, a sensação de segurança deve aumentar. O presidente da Emdec, Sérgio Benassi informou que a proposta passa por estudos de viabilidade e que deve ser implantada assim que a administração tenha todas as garantias legais para fazer o procedimento.