A Universidade Estadual de Campinas inaugurou nesta terça-feira a primeira parte da infraestrutura do Parque Científico e Tecnológico. O prédio, de cerca de 2,6 mil metros quadrados, terá capacidade para abrigar até 48 empresas de base tecnológica.
Segundo o diretor executivo da Agência Inova Unicamp, órgão gestor do Parque, Roberto Lotufo, a estrutura final terá área de 100 mil metros quadrados disponíveis aos interessados. De acordo com Lotufo, para estabelecer prédios no Parque Científico e Tecnológico da universidade, as empresas precisam desenvolver convênios de pesquisa em parceria com grupos das Unidades de Ensino.
Ainda segundo Roberto Lotufo, as pesquisas colaborativas desenvolvidas nos laboratórios serão financiadas pelas empresas interessadas em inovação. Algumas, inclusive, já fecharam parceria com a universidade. Para o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, o empreendimento não auxilia apenas a comunidade acadêmica e as empresas, mas também a economia da região. A obra da primeira fase do Parque foi financiada pelo Governo do Estado de São Paulo e teve investimento de cerca de R$5,5 milhões.