Música Perdida No Passado: California Uber Alles

Com texto e edição de Walmir Bortoletto, a música perdida no passado é a primeira de um grupo que cumpriu muito bem a função contestadora do punk rock. Foi em junho de 1979 que chegou às lojas o primeiro compacto do Dead Kennedys. O grupo incorporou, como poucos, o espírito anárquico do movimento punk. Só que por trás do tradicional comportamento de reclamar, havia uma provocação com conhecimento, graças ao vocalista Jello Biafra. Interessado em política desde a adolescência, ele expunha uma visão muito crítica nas letras. O humor também ajudava na hora de ridicularizar os ocupantes de cargos públicos. A primeira vítima foi justamente o governador da Califórnia, estado americano onde o Dead Kennedys se formou. A música “California Uber Alles”, do grupo Dead Kennedys, tinha um objetivo muito claro: atacar Jerry Brown, que na época era o governador do estado. Ao invés de ofender diretamente, o vocalista Jello Biafra teve uma ideia melhor. Ele resolveu cantar como se fosse o próprio político explicando os atos de sua administração e revelando ambições na carreira. A primeira delas é a de chegar a presidência do país para implantar um regime zen-fascista. Polícia secreta, hippies no comando e câmera de gás orgânico envenenado estão nos planos do futuro mandatário. As citações sobre um estilo de vida mais alternativo se referem ao fato de Jerry Brown ter defendido causas ambientais. Já as palavras que remetem ao regime nazista servem para criticar um suposto estilo ditatorial do governador e também justificam o título “Uber Alles”, que significa “acima de todos” e deixou de ser cantado no hino alemão após a passagem de Hitler no comando do país. Mesmo sem nunca ter nenhuma música nas paradas de sucesso, o Dead Kennedys causou polêmica nos Estados Unidos ao criticar a política interna e externa do país. O maior problema, no entanto, foi o encarte de um disco lançado em 1985 com ilustrações de órgãos sexuais. A banda foi acusada de distribuir pornografia a menores e processada. Embora tenha ganhado a causa, o grupo acabou no meio de toda essa confusão. Daí pra frente, a briga envolveu Jello Biafra e os ex-companheiros na tradicional disputa pelos direitos autorais. Não dá pra fechar esse quadro sobre “california uber alles”, do Dead Kennedys, sem fazer um registro político. É que Jerry Brown, apontado como vilão nessa música é atualmente o governador da Califórnia. Ele assumiu o estado pela terceira vez em 2011 ao substituir o ator Arnold Schwarzenegger. E essa musica (é claro) esta no repertório da série de shows que o dead kenedds está fazendo no Brasil, só que sem Jello Biafra, que não integra mais a formação atual. A banda está no Brasil passanado por várias cidades em passado nunca mais o Jello Biafra.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Teatro Castro Mendes recebe ensaio aberto da Orquestra Sinfônica de Campinas neste sábado

Curso gratuito sobre arte e história recebe educadores no SESC Sorocaba

Semana do cinema tem relançamentos e estreias de produções nacionais

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Curso gratuito sobre arte e história recebe educadores no SESC Sorocaba

Educadores da rede estadual e privada de ensino vão participar no dia 20 de setembro, das 10h às 13h, dos módulos VI e VII do curso Museu Escola 2025, no SESC Sorocaba. A formação gratuita aborda os temas Período Republicano e Século XX – Modernidade, com base na exposição “Dos Artistas a Ciccillo”, que reúne 48 obras de artistas modernistas do acervo do Museu Fábrica de Artes Marcos Amaro (FAMA). 

Semana do cinema tem relançamentos e estreias de produções nacionais

A volta de filmes clássicos está se tornando uma tradição nas salas de cinema. Esta semana, está disponível nas salas Toy Story, que completa 30 anos. 

Entre as estreias, destaque para a comédia nacional A Sogra Perfeita 2, interpretada por Cacau Protásio. Depois de conquistar a casa própria, Neide quer manter independência. Por isso, quando Oliveira, o namorado e padeiro português do bairro, a pede em casamento, ela nega. O que Neide não esperava era que Dona Oliveira, a sogra portuguesa, personagem da Fafy Siqueira, chegasse de mala e cuia para um casamento que só existia na cabeça dela.

Orquestra Jovem de Indaiatuba estreia como Sinfônica em concerto especial

A Orquestra Jovem de Indaiatuba vai se apresentar oficialmente como Orquestra Sinfônica pela primeira vez nesta sexta-feira (12), às 20h, na Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba). A entrada é gratuita, mas é necessário reservar o ingresso pela plataforma Sympla e validá-lo até 30 minutos antes do concerto.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.