Presidente da Fundação Casa questiona redução da maioridade penal

Presente na inauguração de duas unidades da Fundação Casa em Limeira, a presidente da instituição Berenice Gianella afirmou que a redução da maioridade penal não refletiria diretamente no índice de adolescentes ligados ao crime. Segundo ela, a discussão sobre o assunto é positiva, mas a mudança na lei, além de ser difícil diante das questões jurídicas, não seria uma medida eficiente.

As causas para a ineficácia da medida, ainda de acordo com a presidente da Fundação Casa, está a dinâmica do crime, que continuaria atraindo adolescentes cada vez mais jovens. Entre as infrações mais comuns, estão roubo e assalto, além de tráfico de drogas, tipo de ocorrência que mais cresceu nos últimos anos em todo o estado de São Paulo.

Os dois centros de Limeira terão capacidade para atender, cada um, 56 jovens. Um deles será direcionado a adolescentes reincidentes, enquanto o outro receberá infratores primários. As instalações, segundo Berenice Gianella, servirão para atender não só Limeira, uma das cidades com maior número de jovens internados, mas também outros municípios da região, como Campinas e Piracicaba.

A implantação de duas unidades da Fundação Casa em Limeira faz parte do programa de descentralização proposto pela instituição. A ideia é aproximar os jovens internados das famílias, o que ajudaria na recuperação do menor. Ao todo, são 63 centros no estado de São Paulo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.