Nesta quinta-feira, 16 de maio, o Conselho Regional de Medicina do Estado de SP, o Cremesp, estará no Pronto Socorro São José em Campinas para fiscalizar as condições de trabalho dos profissionais e o atendimento aos pacientes. A mesma visita está programada para todos os prontos-socorros do município. No caso da unidade da Vila Padre Anchieta, o Sindicato dos Médicos reuniu imagens gravadas por um celular que flagram a falta de remédios, equipamentos, médicos e enfermeiros além das más condições de estrutura do prédio. O Conselho não divulgou a data da fiscalização na unidade.
A Conselheira Silvia Helena Mateus afirma que o problema é recorrente e já foi detectado no final do ano pela entidade. Relatórios serão elaborados e enviados a secretaria de saúde que segundo a médica já conhece os problemas. Entre as imagens gravadas pelos sindicalistas no Padre Anchieta aparecem pacientes sendo atendidos nos corredores e salas de recepção improvisadas como alas de internação, por causa da falta de espaço.
No mês passado o Cremesp encaminhou para o Ministério Público documentos sobre a ala de pediatria do Hospital Mario Gatti, onde também foi verificada a falta de condições de trabalho e improviso. A recepção, a sala de inalação e quartos de isolamentos foram transformados em enfermaria. E UTis montadas em salas de emergência e medicação.
De Cps, Carolina Rodrigues.