A implantação de uma unidade do Corpo de Bombeiros em Hortolândia, pode acontecer ainda neste ano, segundo o secretário de segurança do município, Marcelo Borges. A administração municipal vai propor a cessão de um galpão alugado ao governo do estado, para acelerar o processo de instalação da corporação. No final de fevereiro, o governador Geraldo Alckmin participou da inauguração de uma nova unidade de uma indústria farmacêutica em Hortolândia e garantiu que a unidade do Corpo de Bombeiros que será implantada na cidade servirá de modelo para toda a região.
No dia 27 deste mês, o prefeito Antonio Meira e o secretário Marcelo Borges vão se reunir com o secretário estadual de segurança pública, Fernando Grela, para discutir os modelos de implantação. Pelo acordo, o município deverá ceder um terreno onde o estado vai construir a sede da unidade e arcar com a aquisição de equipamentos e composição do efetivo. De acordo com o secretário de segurança de Hortolândia, Marcelo Borges, o município vai oferecer um local alugado para adiantar o processo de instalação. Segundo ele, esta seria uma alternativa provisória, que seria utilizada apenas no período de construção da sede definitiva, que pode demorar até dois anos.
O secretário de segurança de Hortolândia, Marcelo Borges, revela que a ausência do Corpo de Bombeiros reflete também na economia da cidade. Segundo ele, o município tem hoje cerca de 480 empresas de médio e grande porte. A falta de uma unidade do Corpo de Bombeiros reflete no preço cobrado pelas seguradoras.
Sem uma sede da corporação, quando uma ocorrência acontece em Hortolândia é acionada a unidade do Corpo de Bombeiros localizada no bairro Jardim Eulina, em Campinas.