A partir do próximo mês de atrássto as empresas de TI, em todo território nacional poderão obter o Certificado de Tecnologia e Inovação, o Certics. O objetivo do certificado é verificar se o softwer é resultante de desenvolvimento e inovação tecnológica realizados no Brasil.
Desde 2010, a lei federal 2.349 permite que os produtos de tecnologia da informação, que tem conteúdo nacional, tenham preferência nas licitações de compras de empresas públicas como Petrobras, Banco do Brasil e dos próprios ministérios. Toda a metodologia foi desenvolvida no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, o CTI de Campinas, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. De acordo com o Secretario Nacional de Políticas de Informática, Virgílio Almeida, a proposta do Certics é fortalecer a atividade do desenvolvimento do softwer nacional e consequentemente gerar mais empregos qualificados no Brasil .
A partir de julho o endereço eletrônico para a solicitação do certificado estará disponibilizado para testes e entra em operação propriamente dita no dia 19 de atrássto. Segundo o Diretor Presidente do CTI de Campinas Renato Archer, Victor Mammana ,o certificado de softwer nacional vai fomentar o mercado da tecnologia da informação no país. Até o final deste mês será publicada uma portaria do Ministério regulamentando o uso do Certics. A certificação é voluntária e poderá ser pleiteada a partir do dia 19 de atrássto no site www. certics.cti.govr.br