Ouça ao vivo

Jonas quer verba de empresas poluidoras para o Meio Ambiente

No Dia Mundial do Meio Ambiente, o prefeito de Campinas Jonas Donizette anunciou que vai enviar ao Legislativo um Projeto de Lei que repassa ao município as verbas pagas pelas empresas poluidoras. A ideia, segundo Jonas, é assegurar que parte do montante arrecadado junto às indústrias instaladas na cidade seja utilizado na fiscalização e no controle na área de Meio Ambiente. Atualmente, esse dinheiro só é encaminhado à União e ao Estado.

A expectativa é receber 24% do total arrecadado, que seriam revertidos em mão de obra, equipamentos e projetos. A medida não aumentaria o valor pago pelas empresas. Mas para o presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Campinas Rafael Moya, apesar da iniciativa ser positiva, faltou a participação do Condema na elaboração da proposta.

O projeto de autoria do Executivo faz parte do pacote de políticas ambientais lançado por Jonas Donizette. Além da medida, foi assinado também um convênio de cooperação técnica entre a Prefeitura e a Embrapa para o monitoramento por satélite das áreas verdes da cidade. Atualmente, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, o déficit de árvores dentro da malha urbana de Campinas chega a 365 mil. Diante disso, a intenção da pasta de Serviços Públicos é focar no plantio em regiões com menor densidade arbórea, como Ouro Verde e Campo Grande. Para isso, novas contratações devem acontecer.

Os anúncios foram feitos durante a reinauguração do Viveiro Municipal no Parque Shangrilá. No local, que foi revitalizado, serão produzidas 25 mil mudas por mês, que servirão para suprir a necessidade do município. Além disso, no prazo de seis meses, as plantas também poderão ser retiradas pela população.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.