Jonas quer verba de empresas poluidoras para o Meio Ambiente

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

No Dia Mundial do Meio Ambiente, o prefeito de Campinas Jonas Donizette anunciou que vai enviar ao Legislativo um Projeto de Lei que repassa ao município as verbas pagas pelas empresas poluidoras. A ideia, segundo Jonas, é assegurar que parte do montante arrecadado junto às indústrias instaladas na cidade seja utilizado na fiscalização e no controle na área de Meio Ambiente. Atualmente, esse dinheiro só é encaminhado à União e ao Estado.

A expectativa é receber 24% do total arrecadado, que seriam revertidos em mão de obra, equipamentos e projetos. A medida não aumentaria o valor pago pelas empresas. Mas para o presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Campinas Rafael Moya, apesar da iniciativa ser positiva, faltou a participação do Condema na elaboração da proposta.

O projeto de autoria do Executivo faz parte do pacote de políticas ambientais lançado por Jonas Donizette. Além da medida, foi assinado também um convênio de cooperação técnica entre a Prefeitura e a Embrapa para o monitoramento por satélite das áreas verdes da cidade. Atualmente, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, o déficit de árvores dentro da malha urbana de Campinas chega a 365 mil. Diante disso, a intenção da pasta de Serviços Públicos é focar no plantio em regiões com menor densidade arbórea, como Ouro Verde e Campo Grande. Para isso, novas contratações devem acontecer.

Os anúncios foram feitos durante a reinauguração do Viveiro Municipal no Parque Shangrilá. No local, que foi revitalizado, serão produzidas 25 mil mudas por mês, que servirão para suprir a necessidade do município. Além disso, no prazo de seis meses, as plantas também poderão ser retiradas pela população.

Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Ao vivo

Mais recentes

Colunas

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Siga-nos