Após o anúncio do prefeito Jonas Donizette sobre a redução de tarifa do transporte público de Campinas, a população não demonstrou otimismo pelas ruas da cidade. Para grande parte das pessoas, a redução de R$3,30 para R$3,20 que passa a valer no dia 30 de junho não é suficiente para tornar justa a cobrança.
Neusa Belão, por exemplo, acredita que o preço ainda é alto diante do serviço prestado. Para a dona de casa Helena Rosa, o ideal seria reduzir ainda mais a passagem. Já o representante de vendas Lucas Silva, lembra das tarifas em todo o país. Para ele, os preços atuais não compensam para os usuários. Mesmo com a insatisfação da maioria, porém, a estudante Aline Silva acredita que a diminuição no valor da passagem deve beneficiar parte da população.
A medida adotada pelo Executivo Municipal é resultado de uma Medida Provisória do Governo Federal que tira as alíquotas do PIS e Cofins sobre as empresas do transporte público. A redução representa o valor aproximado da desoneração para os usuários de Campinas. O PIS e Cofins representam 3,65% dos gastos das empresas.