A partir do dia 1º de julho a Santa Casa de Capivari, na região administrativa de Campinas, não vai mais atender os pacientes do SUS encaminhados pelas prefeituras de Rafard, Mombuca e Elias Fausto. De acordo com o Diretor da Santa Casa, Eder Antonelli, a medida está sendo tomada pela nova gestão por conta da crise que o hospital atravessa. Diante das circunstâncias, ele é categórico em afirmar que o hospital não tem condições financeiras de atender os pacientes dos três municípios se os débitos não forem quitados e o repasse reajustado.
Segundo o Secretario Municipal de Saúde de Mombuca, Fred Sanches, o município propôs quitar os débitos, mas não tem condições de arcar com o novo repasse exigido pela nova diretoria da Santa Casa, que é de R$30 mil por mês. Para o chefe de gabinete de Rafard, Eduardo Maia, o repasse pedido pela nova diretoria da Santa Casa de Capivari, de R$ 60 mil, também é inviável. A Secretaria Municipal de Saúde de Elias Fausto foi procurada pela produção da reportagem, mas não retornou os pedidos.
Apesar da suspensão no atendimento, o diretor da Santa Casa garantiu que o hospital estará atendendo apenas os casos graves encaminhados pelos municípios vizinhos.