Nove cidades da Região Metropolitana de Campinas estão no ranking dos 100 municípios brasileiros com melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Na RMC, quatro das 19 cidades foram classificadas como municípios com nível “muito alto” de IDH. É o caso de Valinhos, Vinhedo, Americana e Campinas. O levantamento é do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e destacou a cidade de Águas de São Pedro, que integra a região administrativa campineira. Águas tem o segundo melhor IDH do país, atrás apenas de São Caetano do Sul. A cidade que tem com cerca de 2 700 habuitantes, segundo o IBGE de 2010, comemora o classificação.
O prefeito, Paulo Ronan, comenta a dificuldade de arrecadação e o trabalhos dos outros administradores nos mandatos anteriores. Apesar da vice posição, Ronan afirma que as melhorias não podem parar.
Águas de São Pedro ficou com primeiro lugar na avaliação da área de educação. Ronan fala do que foi implantado no setor e que melhoras ainda são vislumbradas. O setor de saúde também foi bem avaliado na cidade. O prefeito reforça a qualidade do trabalho na área e sobre a importância de se estar preparado, ainda mais quando se trata de um município voltado ao turismo, em que a população mais que triplica nos períodos de alta temporada.
O IDH considera a renda, longevidade e educação. Além do destaque nos setores já citados, Águas de São Pedro tem a maior renda per capita do país, em cadernetas de poupança, segundo o Banco Central. A cidade ainda ocupa o 2° lugar em água medicinal do Brasil.