O Comando da Aeronáutica confirmou, na manhã desta segunda-feira, a morte de dois pilotos do Esquadrão de Demonstrações Aéreas, da Esquadrilha da Fumaça. O acidente foi na cabeceira da pista da AFA, em Pirassununga.
Segundo a Aeronáutica, os pilotos Capitão Aviador João Igor Silva Pivovar e Capitão Aviador Fabricio Carvalho estavam à bordo de uma aeronave A-29, recentemente adquirida durante uma missão de treinamento, próximo à pista da Academia da Força Aérea, em Pirassununga-SP. Os dois ocupantes da aeronave, realizaram a ejeção, mas faleceram no local do acidente.
De acordo com a Esquadrilha da Fumaça, o acidente acontece justamente um dia após o evento de portões abertos do domingo aéreo, que levou uma multidão à Academia da Força Aérea. As aeronaves A-29 não realizaram manobras, mas fizeram sobrevoo, num período de transição das aeronaves T-27 Tucano para os A-29 Super Tucano. O Comando da Aeronáutica já iniciou as investigações para apurar os fatores que contribuíram para o acidente.