CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

CTI desenvolve equipamento que dá autonomia a portadores de deficiência

O Laboratório de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade, do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, o CTI de Campinas, está concluído um projeto que vai dar autonomia as pessoas com

O Laboratório de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade, do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, o CTI de Campinas, está concluído um projeto que vai dar autonomia as pessoas com dificuldades motoras. O projeto que começou a ser desenvolvido a sete anos já entrou na fase final de testes.
De acordo com o engenheiro responsável, José Beiral, o principal objetivo é permitir que a pessoa mantenha sua condição funcional e possa participar da coletividade. Batizado de “Auxilis “, a plataforma atua na potencialização das capacidades motoras da pessoa com dificuldade. O engenheiro explica que a plataforma permite a pessoa utilizar o computador apenas com o piscar dos olhos, com um assopro ou com algum movimento.
Oito crianças e adolescentes em Campinas, estão utilizando os equipamentos no Laboratório do CTI. Entre elas está o menino João Lucas Pereira Ridolfi de Carvalho , de 11 anos. O garoto que sofreu paralisia cerebral , movimenta apenas as mãos , mas , segundo a sua mãe, Vilma Neves Pereira, com o equipamento ele já está inclusive nas redes sociais.
Para a terapeuta ocupacional Cristina Arriagada Torres, da Casa da Criança Paralitica de Campinas, onde o menino João Lucas é assistido, o emprego da tecnologia é um grande aliado na inclusão social das pessoas portadores de necessidades especiais .
Segundo o engenheiro responsável pelo projeto, o Auxilis já está quase pronto, mas, para chegar ao mercado vai depender do interesse da indústria. Ele acredita que havendo interesse até o inicio do próximo ano o equipamento pode estar entrando no mercado.

Compartilhe

Conteúdos