O Conselho Municipal e o Movimento Popular de Saúde de Campinas estão colhendo assinaturas da população para reforçar a Medida Provisória 621 que garante ao Ministério da Saúde contratar médicos estrangeiros.
De acordo com o representante conselho e do movimento popular, Paulo Mariante a intensão é colher até o final deste mês 10 mil assinaturas.
O abaixo assinado, em favor do Programa Mais Médico do Governo Federal, será encaminhado posteriormente ao Congresso Nacional e ao Senado. Segundo Paulo Mariante, a medida adotada para atender a população das periferias das grandes cidades e o interior do Brasil é importante, porém, não esse não é o único. No último sábado foram coletadas cerca de duas mil assinaturas no Largo da Catedral Metropolitana. O Operador de Caixa, Felipe Sabino, mora no Jardim Vida Nova e assinou o documento.Ele disse que concorda com a contratação dos médicos estrangeiros , mas, em sua opinião o Governo Federal teria que investir na formação de médicos no Brasil. A dona de casa Valdelice de Deus Porto,também assinou o abaixo assinado por conta da falta de profissionais no centro de saúde que frequenta no Jardim São José. Para a técnica em enfermagem , Cilena Alves, a medida é necessária, pois, em sua opinião, a falta de médicos nas periferias e no interior do país ocorre pelo simples fato dos médicos recusarem os desafios.
De acordo com o Secretario de Saúde de Campinas, Carmino de Souza , a expectativa era de receber três médicos estrangeiros para atender a população em bairros da periferia, porém a vinda dos estrangeiros ainda não foi confirmada. A certeza segundo ele é a chegada de cinco médicos brasileiros para reforçar o quadro a partir do dia dois de setembro.