Pela segunda vez em Campinas, o Programa Direção Segura flagrou dez pessoas conduzindo veículos sob efeito de álcool durante blitze realizadas entre as 20h de quarta e as 2h desta quinta-feira (26/9). Ao todo, 331 motoristas foram submetidos ao teste do etilômetro, em bloqueios nas avenidas Albino José Barbosa de Oliveira e José de Sousa Campos. A ação encerrou a programação oficial da Semana Nacional de Trânsito cujo tema é a relação entre álcool, outras drogas e segurança viária.
Os dez condutores autuados por embriaguez ao volante terão de pagar multa no valor de R$ 1.915,40, receberão sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e vão responder administrativamente junto ao Detran.SP para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
Três dos motoristas flagrados, além de receberem essas penalidades, responderão na Justiça por crime de trânsito. Eles apresentaram índice superior a 0,33 miligrama de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro. Se condenados, poderão cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a nova Lei Seca, também conhecida como “tolerância zero” (leia mais abaixo).
Desde o lançamento, foram aplicados 9.699 testes de etilômetro em todo o Estado. Ao todo, 915 pessoas foram autuadas por embriaguez ao volante. Destas, 198 cometeram crime de trânsito.
Pela nova Lei Seca (lei 12.760/2012), todos os motoristas flagrados em fiscalizações têm direito a ampla defesa, até que a CNH seja efetivamente suspensa. Se o condutor voltar a cometer a mesma infração durante o processo administrativo, o valor da multa será dobrado.