Killing Me Softly With His Song: versão original perdida no passado

Edição de Texto: Walmir Bortoletto

“Killing Me Softly With His Song” é um sucesso mundial, mas a versão original continua perdida no passado. No começo de 1972 a cantora americana Lori Lieberman lançou o primeiro disco. Na época ela estava com apenas vinte anos. Para viabilizar esse projeto a gravadora convocou uma dupla de compositores e produtores. Charles Fox e Norman Gimbel são os autores de “Killing Me Softly With His Song”. A história da pessoa que se sente emocionalmente tocada ao assistir um show onde o cantor parece falar da vida dela foi inspirada por uma frase de um livro. O letrista Norman Gimbel adaptou essa ideia e acrescentou detalhes da reação da expectadora, que mistura surpresa e vergonha ao ouvir detalhes íntimos serem revelados pelo artista. Logo em seguida foi a vez do pianista Charles Fox criar a música. O processo de criação de “Killing Me Softly With His Song” foi contado de maneira diferente por Lori Lieberman. Ela garante que a letra é baseada num poema dela anotado no guardanapo de um bar onde se apresentava o cantor Don Mclean. Isso aconteceu porque ela ficou encantada ao ouvir uma música chamada “Empty Chairs”. Lori disse que relatou essa experiência ao letrista Norman Gimbel e que dias depois recebeu a composição. Tanto o letrista Norman Gimbel, quanto o pianista Charles Fox, negam que essa tenha sido a inspiração. Dezenas de artistas já gravaram “Killing Me Softly With His Song”. A versão mais famosa e premiada é de Roberta Flack, que é eterna. Portanto, o destaque hoje fica para a pioneira Lori Lieberman.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Festa do Divino, em Piracicaba, começa neste domingo

Jaguariúna recebe 35ª Mostra Japão, festa junina com a cultura do Japão

Novo filme da franquia Jurassic World chega aos cinemas esta semana

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Festa do Divino, em Piracicaba, começa neste domingo

A 199ª edição da Festa do Divino Espírito Santo de Piracicaba começa neste domingo, com atividades religiosas e culturais que seguem até o dia 13. O evento é realizado pela Irmandade do Divino Espírito Santo e conta com apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Cultura e de Turismo. A programação de abertura tem início às 9h, com a tradicional missa da derrubada e bênção dos barcos, na sede da Irmandade, que fica na rua Moraes Barros, 58, no Centro. A celebração será acompanhada por apresentações da banda União Operária e da Folia do Divino. Ao meio-dia será servida uma feijoada, com apresentação musical de Sandra Rodrigues.

Jaguariúna recebe 35ª Mostra Japão, festa junina com a cultura do Japão

A Mostra Japão chega à 35ª edição com um formato inédito em Jaguariúna: a “Japonina”, mistura entre a cultura japonesa e o clima das festas juninas brasileiras. O evento vai até domingo, no Espaço Boulevard do Centro Cultural, com entrada gratuita. Quem quiser, pode contribuir com 1 quilo de alimento não perecível, que será doado a instituições sociais da cidade. A Mostra deste ano também celebra os 130 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão. A programação mistura pratos típicos das duas culturas, como yakisoba, sushi, tempurá, pamonha, curau e vinho quente. Haverá também concursos de cosplay e de casal caipira, com prêmios em dinheiro para os primeiros colocados.

Semana Guilherme de Almeida começa nesta quinta-feira em Campinas

Campinas promove, entre os dias 3 e 11 de julho, mais uma edição da tradicional Semana Guilherme de Almeida. O evento celebra a vida e obra do poeta campineiro, que morreu em 11 de julho de 1969, e faz parte do calendário oficial da cidade. A programação é coordenada pela Secretaria de Cultura e Turismo e tem apoio de instituições culturais e entidades históricas. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.