Um grupo formado por treze profissionais do Programa Mais Médicos chega à Campinas nesta quinta-feira, dia 31 de outubro. Eles fazem parte da segunda etapa do programa do Ministério da Saúde. Os profissionais brasileiros e estrangeiros devem começar a trabalhar no próximo dia 11 de novembro. De acordo com o Secretario Municipal de Saúde Carmino de Souza, todos serão encaminhados para os postos de saúde de bairros periféricos e irão compor as 29 equipes do programa de saúde da família. De acordo com o Prefeito Jonas Donizette, eles irão receber, além do salário do Governo Federal, um auxilio moradia, mas, por enquanto, serão alojados em um hotel bancado pela prefeitura.
Em todo a região metropolitana, nove cidades foram contempladas, entre elas Hortolândia, Sumaré, Santa Bárbara do Oeste e Campinas que recebeu o maior número. No total são 41 profissionais para a RMC. De acordo com a própria experiência, o Secretário de Saúde Municipal de Campinas, Cármino de Souza, acredita que uma das dificuldades para a adaptação dos médicos é a questão do idioma, porém, em sua opinião, o problema é superável.
O contrato com o Ministério da Saúde é por três anos e não renovável . Após esse período ele é obrigado a fazer o Revalida, programa de validação do diploma de estrangeiro para atuar no país.