Cirurgias são canceladas por baixo estoque de sangue em Campinas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O baixo estoque do banco de sangue em Campinas já faz com que cirurgias sejam canceladas na cidade. Nos últimos dias do mês de setembro, quatro procedimentos cirúrgicos cardíacos foram suspensos em hospitais da região, já que o banco estava em situação de alerta. A responsável técnica pelo Centro de Hematologia, Acacira Araújo, comenta a situação, que é reflexo da falta de doações voluntárias e da dificuldade de mobilizar as pessoas.

Diante distos, têm sido feitas campanhas nas empresas. Essas campanhas são necessárias durante todo ano, já que há uma constante: a demanda é sempre maior do que a oferta. No Brasil, o Ministério da Saúde calculou que para suprir a necessidade seria necessário que entre 6 e 8% da população doasse sangue com regularidade. Atualmente, apenas 1,8% fazem a doação.

Em Campinas, não é diferente. Por isso, a responsável pelo Centro de Hematologia de Campinas, Acacira Araujo, reforça a procura por doadores e traz algumas orientações para a doação.

No caso dos doadores menores de 18 anos, há necessidade de formulário assinado pelo responsável na hora da doação. Este documento pode ser retirado no banco de sangue. O Centro de Hematologia de Campinas fica na Av. Júlio de Mesquita, número 571, anexo ao Hospital Irmãos Penteado, no Cambuí.

 

Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Ao vivo

Mais recentes

Colunas

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Siga-nos

Veja também