A falta de horários para operar voos em Viracopos gera críticas de companhias áreas. Na diretoria de malha viária da Gol Linhas Aéreas, o predomínio da Azul e as operações apenas em períodos pouco atrativos no aeroporto não agradam. Números da ANAC, mostram que mais de 90% dos voos que partem do aeroporto de Campinas são da Azul. O problema é falta de espaço.
A concessionária reforça que isso será amenizado com o novo terminal que deve estar pronto no ano que vem. Para 2014, a expectativa é da criação de mais 35 posições para o embarque e desembarque de passageiros das aeronaves, um aumento de 117%, se comparado a situação de pré-concessão.
Mesmo com o novo terminal, o diretor de planejamento de malha da Gol, Claudio Neves Borges, reforça que há necessidade de uma nova pista. Ele fala da dificuldade em operar no terminal e o interesse pela demanda. Em palestra a jornalistas as diretorias da companhia informaram que há interesse de pelo menos 11 rotas partindo do aeroporto de Viracopos.
A concessionária Brasil Aeroportos, informou através de nota que realiza melhorias na para aumentar a capacidade de voos. Além disso, destacou que está em fase de projeto, a execução de obras de saídas rápidas da atual pista de pousos e decolagens e o prolongamento de uma taxiway. A concessionária também adiantou para o próximo ano o início das obras da segunda pista do aeroporto. Sobre a companhia Gol, disse que tem interesse ela aumente o número de voos em Campinas e que aprovou recentemente cinco novos voos.
Em entrevista à Rádio CBN Campinas, o Diretor Comercial de Viracopos, Aluizio Margarido, já havia reforçado que serão dados incentivos para novas operações de companhias com voos nacionais, que já atuam em Viracopos, como a Gol, Tam e Azul. Tais benefícios seguem a lei da isonomia. Margarido também destacou a demanda no aeroporto.
Sobre a capacidade do aeroporto, o autor de uma tese de doutorado do Instituto de Economia da Unicamp, Humberto Bettini, acredita que há espaço para novos voos em Viracopos. Na pesquisa, Bettini, analisou o papel do aeroporto no cenário nacional e analisou o monopólio da Azul no local. Ele fala das particularidades do terminal e é otimista quanto a expansão no tráfego aeroviário.
Ainda sobre a Gol, através das pesquisas percebeu-se que foi a companhia mais atingida pela instalação da Azul.
A Tam através de nota apenas disse que está sempre atenta às necessidades dos clientes para iniciar ou ampliar operações. A companhia não especificou interesse por Viracopos.