A quantidade de detidos durante a manifestação que terminou em confronto aumentou de 15 para 24 pessoas. Apesar da correria, pedras jogadas contra policiais e bombas de efeito moral não há registro de feridos. A PM acredita que 80 pessoas participaram do protesto. Entre eles haviam representantes do grupo de black blocs e estudantes dos diretórios acadêmicos da Pontifícia Universidade Católica (PUC) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
A confusão só foi registrada por volta das 20h30 desta sexta-feira, 25/10, em frente a Prefeitura de Campinas, após três horas de manifestação. O grupo começou com uma concentração no Largo do Rosário no final da tarde e prosseguiu com passeata pelas ruas do Centro até chegar à Avenida Anchieta, onde a circulação dos carros foi impedida. A mobilização contou com a entrega de panfletos aos motoristas defendendo o livre direito de manifestação e apoio aos professores do Rio de Janeiro.
Mas quando o grupo chegou a Avenida Anchieta, na Prefeitura de Campinas houve confronto, corre corre e existem depoimentos até de pedras arremessadas contra a Polícia Militar que fazia a segurança do local. De 20 a PM passou a atuar com 100 homens. Em resposta os policiais da corporação usaram bombas.