Entrevistado: Daniel Ete Giometti – Baixista dos Muzzarelas
Texto: Assessoria de Imprensa
GBH e Ratos de Porão são as estrelas de um festival inédito que acontece nos dias 26 e 27 de outubro no Teatro de arena Elis Regina, em Americana. O evento, imperdível e de caráter único no Estado, além de reunir gigantes da cena underground mundial, contará com a presença ilustre de algumas das melhores bandas independentes da atualidade. A parte dos show, o evento contará com uma oficina de grafitti para quem quiser aprender os primeiros traços com o spray, e uma pista de skate com uma parede de wall ride, com a participação de skatistas profissionais. Idealizadora do evento, o grupo Édem atua no seguimento de vestuário Skate e Surf há 13 anos e iniciou recentemente um novo projeto, o selo Édem Records, que dá apoio às novas bandas independentes da região, disponibiliza estúdio de gravação para os jovens artistas. A expectativa dos organizadores é a de que o público ultrapasse a marca de cinco mil pessoas nos dois dias de espetáculo.
GBH
Celebrando os trinta e cinco anos de lançamento do álbum “City Baby Attacked by Rats”, disco referência dentro da história do hardcore punk, o GBH, lenda do punk rock inglês, está de volta! Em passagem exclusiva pelo interior paulista, a banda com origem em Birminghan, no Reino Unido, promete repetir todo o furor de sua última passagem pelo país! Uma das maiores influências para todas as gerações punk rock/hardcore espalhadas pelo mundo, especialmente para o chamado UK82, o GBH traz para Americana a energia e a atitude que os transformaram em ícones imortal da cultura punk. Hinos como os “Gimme fire”, “Big Women”, “City Baby Attacked By Rats” e “Time bomb” estarão no repertório do espetáculo.
RATOS DE PORÃO
Uma das maiores e mais respeitadas bandas do Brasil no exterior, o Ratos de Porão foi formado em São Paulo no ano de 1981 e segue fazendo história. Com 12 álbuns de estúdio, sendo dois ao vivo, além de registrar 2 DVDs e presença em inúmeros splits, o quarteto paulista é formado João Gordo (vocal), Jão (guitarra), Juninho (baixo) e Boka (bateria). Seu clássico trabalho de estreia, Crucificados pelo Sistema, lançado em 1984, foi o primeiro álbum individual de uma banda de hardcore punk lançado na América Latina.
MAIS ATRAÇÕES
Os Muzzarelas, com mais de vinte anos de estrada e 7 CDs lançados, voltam aos palcos com a imperdível Wasted Beers tour! O grupo é uma lenda dos anos 90 do “punk metal Bubble gum” nacional. O Garrafa Vazia, trio garagepunk de Rio Claro, apresenta seu último “Greatest Shits”, que conta com músicas irreverentes como Cirrose, Punk do Mato, Piriguetes on Fire e Malaco Cigarretes. Scum Noise, banda de som violento, está na ativa desde 1990 e é a referência de Santa Bárbara d’Oeste dentro do hardcore/crust nacional. Também de Santa Barba D’Oeste, o punk rock do Kolapso Nervoso vem tocando regularmente pelo região e recentemente finalizou seu primeiro trabalho. Rusty Machine, com seu ska cativanate, e Bojo77, com seu punk rock clássico e redondo, são algumas das bandas independentes da cidade de Americana que vêm ganhando espaço. Outra banda com presença desde o final dos anos 90 no meio underground, o Maguerbes traz uma mescla de referências e estilos musicais, sempre transitando entre o peso e o verbo urgente das ruas, que mais uma vez estão presente em seu último trabalho, o Vila Rica. O pessoal do The900, com o melhor espírito de juventude, está alçando vôos cada vez mais longe e foi uma das boas revelações dos últimos anos do rock do interior paulista. Com uma postura política e agressiva, o True Hell já dividiu o palco com nomes como Extreme Noise Terror (UK) e é mais uma das bandas em destaque da região, com um som que mistura elementos de thrash metal, death metal e crossover. Por fim, a participação do trio de punk rock/hardcore experimental, o Leptospirose, formado em Bragança Paulista em 2001. A presença de palco desta banda vem chamando a atenção da crítica especializada e vem conquistando inúmeros adeptos que se identificam com a inventividade e o “bom humor ácido” dos caras
SERVIÇO:
Local – Teatro de arena Elis Regina
Rua Sergipe, 800 – Jardim Colina Americana