Mais um operário morreu em acidente de trabalho nas obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. O acidente aconteceu por volta das 13h30 desta quinta-feira. Dois operários de uma empresa especializada em instalações elétricas, contratada pelo Consórcio Construtor Viracopos, caíram de guindaste no momento em que faziam a substituição de lâmpadas em refletores que ficam em um estacionamento. Os dois foram socorridos pelas equipes médicas do aeroporto e também pela equipe do resgate do Corpo de Bombeiros. Um deles não resistiu aos ferimentos e morreu. O outro trabalhador permaneceu internado e não corre risco de morte.
De acordo com o delegado Gilberto Salles, os operários estavam usando equipamentos de segurança, porém ele afirmou que não dá para avaliar se houve falha humana ou mecânica. O laudo pericial, segundo o delegado, deverá ser concluído dentro de 30 dias. Apesar do acidente não houve paralisações nos trabalhos.
Em nota oficial a Aeroportos Brasil Viracopos e o Consórcio Construtor Viracopos lamentaram o ocorrido e destacaram que estão prestando todo o apoio às vítimas e às suas famílias. Foi ressaltado também que o consórcio contratado para executar as obras de ampliação de Viracopos, segue todas as normas regulatórias de segurança e saúde do trabalho, bem como exige que seus subcontratados cumpram as regras de segurança e saúde no ambiente de trabalho. Os empregados envolvidos no acidente portavam todos os equipamentos de segurança. As causas do acidente estão sendo apuradas pelos órgãos competentes, sendo que o Consórcio Construtor Viracopos está auxiliando os trabalhos e fornecendo documentos e informações sobre o ocorrido.
Este foi o segundo acidente com morte nas obras de ampliação do Aeroporto de Viracopos. O primeiro caso ocorreu no dia 22 de março, deste ano, com o soterramento de dois operários, sendo que um foi óbito. No dia 30 de abril, 14 trabalhadores saíram feridos, após o rompimento da estrutura em que estavam.