A Música Perdida No Passado destaca um hino do Break: Street Dance

Texto e Edição: Walmir Bortoletto

Com um assobio marcante, a Música Perdida no Passado é um verdadeiro hino para os dançarinos de break. No começo dos anos oitenta, a cidade de Nova Iorque assistiu ao surgimento da dança de rua. Chamada de Break por causa do movimento de requebrar feito pelos garotos, ela se tornou uma febre. Como o Rap ainda dava os primeiros passos, a trilha sonora para os dançarinos podia ser qualquer música, contanto que tivesse uma boa batida. É nesse espaço que se encaixa “Street Dance”. Um cantor e dois dançarinos. Esse era o grupo “Break Machine”, que chegou a fazer muito sucesso com essa música, e não só nos Estados Unidos. Ela alcançou ótimas posições em dezenas de países da Europa. Mas por trás desses garotos havia produtores que buscavam uma nova tendência após o fim da discoteca. Em 1983, quando “Street Dance” foi lançada, a discoteca já era considerada ultrapassada. Assim pensavam também os franceses Jacques Moráli e Henri Belôlo, criadores intelectuais do Village People. Eles se uniram a um arranjador americano e resolveram então apostar na cena Hip Hop que ganhava força em Nova Iorque. O escolhido foi Keith Rodgers, que era D.J. numa rádio e já havia gravado um single. É ele o vocalista do “Break Machine” e co-autor dessa música, juntamente com os mentores do sexteto macho man. O único LP do “Break Machine” chegou às lojas em 84. Ele nunca foi relançado em CD. Para os amantes do vinil, existe uma boa chance de encontrar “Street Dance” em algum sebo, pois ela foi prensada tanto no disco pequeno, como no grande.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Museu de Piracicaba promove nova edição do “Férias no Museu”

Orquestra Sinfônica de Campinas faz apresentação gratuita neste sábado no Centro de Convivência

Remake de Superman estreia com novos elementos em relação ao original

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Museu de Piracicaba promove nova edição do “Férias no Museu”

O Museu Prudente de Moraes, em Piracicaba, promove mais uma edição do projeto “Férias no Museu”, com atividades gratuitas para crianças e adolescentes de 6 a 12 anos. A programação será nos dias 15, 17, 22 e 24 de julho, sempre das 14h às 16h, com foco em cultura, criatividade e educação patrimonial. As atividades incluem oficinas práticas, contação de histórias e jogos, tudo de forma lúdica e acompanhada por responsáveis. O projeto já acontece há mais de 10 anos e busca aproximar o público infantil da história e do patrimônio da cidade, fortalecendo o senso de pertencimento.

Orquestra Sinfônica de Campinas faz apresentação gratuita neste sábado no Centro de Convivência

A Orquestra Sinfônica de Campinas faz neste sábado um concerto gratuito no Teatro de Arena Teresa Aguiar, no Centro de Convivência Cultural de Campinas. A apresentação começa às 18h, com abertura dos portões às 15h. O evento integra a programação dos 251 anos da cidade. O repertório reúne músicas de musicais como Evita, Cats, Frozen e Wicked. A apresentação será ao ar livre e terá transmissão em telão.

Remake de Superman estreia com novos elementos em relação ao original

A franquia Superman já tem quase 50 anos do primeiro filme, com Christopher Reeve. Antes, já havia live-action do Homem de Aço desde 1948. Foram filmadas sequências e relançamentos do roteiro original, com adaptações para cada época, como em 2006. Esta semana, mais um filme do herói estreia, dirigido por James Gunn e protagonizado por David Corenswet. Nesta história, o chamado de Superman será colocado à prova através de uma série de aventuras épicas, diante de uma sociedade que enxerga os valores de justiça dele como antiquados. 

Jaguariúna sedia evento em lembrança à Revolução Constitucionalista de 1932

A cidade de Jaguariúna recebe nesta terça-feira, 9 de julho, um evento em homenagem à Revolução Constitucionalista de 1932. A programação começa às 9h30 no Centro Cultural e é gratuita. Organizado pela Associação Brasileira de Preservadores de Viaturas Militares (ABPVM), com apoio da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e da Prefeitura, o evento contará com a chegada de um trem histórico transportando um canhão da época. Em seguida, haverá desfile de viaturas militares, apresentação da Banda Marcial da EsPCEx, exposições temáticas e atividades educativas.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.