O BNDES aprovou a concessão de financiamento de longo prazo no valor de R$ 1,5 bilhão para a concessionária Aeroportos Brasil, responsável pela administração do aeroporto de Viracopos, em Campinas Com o recurso, a concessionária vai investir na ampliação e modernização do aeroporto nos próximos 12 meses. Entre as obras previstas está a construção de um novo terminal, com capacidade para atender, inicialmente, 14 milhões de passageiros, podendo chegar a até 22 milhões. O aeroporto funciona, hoje, com um único terminal, que atende a mais de 9 milhões de passageiros por ano.
De acordo como gerente do departamento de transporte e logística do BNDES, Leonardo Almeida, a liberação do recurso acontece de acordo com a disponibilização física e financeira dos projetos. Segundo ele, no ano passado a concessionária já havia recebido um empréstimo de R$ 1,2 bilhões de reais e este deve ser o valor do repasse da primeira parcela do novo financiamento.
A primeira fase da ampliação de Viracopos começou em dezembro de 2012 com o trabalho de terraplanagem no terreno que abriga o futuro terminal de passageiros e um edifício garagem, com quatro mil vagas. O novo terminal cumpre o cronograma e deverá entrar em operação a partir do dia 06 de maio.