Um trecho da área destinada para pedestres no túnel Joá Penteado, em Campinas, continua sem grades de proteção e expondo as pessoas que passam pelo local. Há 10 dias, a reportagem esteve na área e constatou que nos dois lados do túnel, no sentido da Vila Industrial, falta os equipamentos de proteção. Em um dos trechos, essa ausência chega a quase 10 metros do percurso, o que coloca em risco o pedestre, já que não há ao menos uma sustentação para separar o degrau da pista para automóveis. Na ocasião, a Emdec informou que desconhecia o problema e que iria verificar a situação para solicitar os reparos necessários. Nesta segunda-feira, a empresa foi procurada outra vez, mas informou apenas que a responsabilidade é da secretaria de serviços públicos. Desta vez, outros problemas foram constados, como a presença de entulho e lixo na pista destinada aos automóveis.
Grande parte das pessoas que circulam pelo túnel, são estudantes. Eles afirmam que ficam preocupados em passar pelo local. João Marques de Godoi afirma que o túnel é perigoso e que teme por acidentes. Felipe Soares falou sobre a dificuldade em andar no túnel, já que além da falta das grades, há uma proximidade grande com os carros. Randal Juliano Júnior afirma que fica inseguro ao atravessar o túnel. Maicon Gabriel acredita que o espaço destinado aos pedestres é pequeno e inseguro.
A secretaria de serviços públicos informou que recebeu uma notificação da Emdec sobre o problema. Os técnicos fizeram um levantamento no local e aguardam apenas a chegada do material para recompor as grades que estão faltando ou que estão danificadas. A expectativa é de que o trabalho comece em até 10 dias.