Com a chegada da Copa do Mundo de Futebol os bares e lanchonetes de Campinas já começam a se preparar para eventos nos dias de jogos da seleção. Porém, a competição é um evento particular feito pela FIFA e os estabelecimentos que desejam transmitir as partidas devem seguir regras para o evento. É necessária uma autorização da entidade máxima do futebol para a exibição gratuita dos jogos. Caso o bar ou lanchonete deseje cobrar ingressos para o evento, ele deve pedir uma licença à FIFA que varia entre R$2mil e R$28mil dependendo da estimativa de público. Todas essas regras estão no GOL – Guia de Orientação Local – que foi criado pelo Comitê Paulista da Copa do Mundo para ajudar os comerciantes e evitar problemas para aqueles que querem participar do evento que acontece no Brasil.
Os principais bares de Campinas já se movimentam para a realização do evento, como a choperia Giovanetti que ainda não recebeu o GOL, porém, está em busca de informações, como conta a responsável pelos eventos da choperia, Karina Nascimento. Outro estabelecimento que já se prepara é o Tonico’s Boteco que não vai cobrar ingressos, porém, fará um esquema especial nos jogos do Brasil, segundo o proprietário do estabelecimento, Paulo Henrique de Oliveira. Campinas irá receber duas seleções durante a Copa. Os jogadores de Portugal e Nigéria ficarão hospedados na cidade e Karina diz que a choperia pretende fazer um intercâmbio cultural entre os países.
Os locais que não tiverem autorização da FIFA para a transmissão podem sofrer processos judiciais. A fiscalização será feita pela própria entidade de futebol.