Uma mulher de 41 anos foi autuada por falsa comunicação de crime, em Campinas, depois de mobilizar diversas viaturas da Guarda Municipal e da Polícia Militar numa ocorrência falsa, na manhã desta quarta-feira, dia 22. A mulher informou que seu filho de 7 anos teria sido levado por dois homens que haviam roubado seu veículo, no Parque Jambeiro. Este foi o segundo caso de relato falso de sequestro de criança.
Diante da possibilidade de sequestro, a PM, que havia sido contatada pela suposta vítima, informou sobre o caso à uma equipe da GM que realizava patrulhamento na área. Com o apoio da guarda, no total foram mobilizadas quatorze viaturas. Durante as buscas uma equipe do Grupo de Apoio Especial (GAE) da GM encontrou o veículo fechado e estacionado no mesmo bairro do crime. Os agentes tentaram arrombar o carro já que o garoto poderia estar trancado no porta-malas, mas a mulher impediu ação, levantando as suspeitas de que tudo era uma farsa. Diante da negativa da mulher outra equipe de GMs se dirigiu à sua residência e lá receberam a informação de que a criança estava sob os cuidados do pai, o que foi constatado por outra equipe da GM que se dirigiu ao endereço do ex-marido da comerciante.
A mulher acabou encaminhada para o 5º Distrito Policial. Um termo circunstanciado de conduta foi registrado e ela responderá judicialmente por falsa comunicação de crime, artigo 340, do Código Penal.
Na segunda-feira, uma mulher se confundiu no estacionamento do shopping Iguatemi e não viu que o filho dela, um bebê de apenas 7 dias, estava enrolado na manta do carrinho de bebês. Ela se desesperou e pensou que a criança tinha sido sequestrada.