Um dos blocos de carnaval mais populares de Campinas, o Bloco do Bob, vai comemorar cinco anos de fundação. O bloco surgiu em 2009 para celebrar a vitória alcançada por um vira-lata adotado pelos taxistas que trabalhavam na praça do Largo da Santa Cruz, no bairro Cambuí. Na ocasião a Secretaria Municipal de Saúde ameaçou retirar o cachorro do local por considerar que ele representava perigo a população. Diante da possibilidade, os taxistas foram a luta conseguiram apoio das entidades protetora dos animais. Cumprindo todas as determinações da Vigilância em Saúde do Município, Bob ganhou o título de cão solidário e as manchetes na imprensa.
O cachorro se tornou símbolo de cão comunitário e chamou atenção no Brasil para os direitos dos animais. No carnaval de 2010 a história do cãozinho camarada conquistou o carnaval com a marchinha criada pelo músico.

O primeiro cão-naval , como foi batizado o evento, levou mais de 300 pessoas com os seus mascotes atrás do bloco. O número de participantes é maior a cada ano tanto que já faz parte do calendário oficial de eventos da Secretaria Municipal de Cultura.
No último carnaval o cão que dá nome ao bloco não pode participar pois estava a passeio com a família que adotou. Em atrássto do ano passado, ele foi vencido por um câncer. Para o carnaval deste ano a marchinha do Bloco do Bob , criada pelo músico César Rocha faz um tributo ao cãozinho que deixou saudade na cidade.
O desfile do Bloco do Bob está programado para o dia 23 de fevereiro, às 16h. Como de costume, a concentração será no Largo da Santa Cruz. A participação é de graça .