O Exporta Campinas atendeu cerca de 200 potenciais candidatos a exportação em 2013 segundo o balanço apresentado pela prefeitura. O programa pretende estimular a competitividade, qualificar empresas trazendo geração de emprego e renda para Campinas e região. Dessas 200 empresas, foram incluídas 120 na base do Sistema Exporta Campinas. Das 120 empresas, 80 tiveram iniciadas algumas atividades referentes ao programa, em diferentes estágios.
De acordo com a diretora de Relações Internacionais da Secretaria de Turismo de Campinas, Beatriz Gusmão, o programa municipal ajuda a empresa a se preparar para a atuação no comércio exterior. Segundo ela, a prefeitura oferece gratuitamente um consultor para os interessados. Beatriz Gusmão afirma que o empresário deve entender que a atuação no comércio exterior tem que ser planejada em médio e longo prazo. A diretora de Relações Internacionais da Secretaria de Turismo acredita que o papel do exporta Campinas é importante para oferecer oportunidade às pequenas empresas que buscam inovação.
Os números apresentados pelo Exporta Campinas em 2013 foram avaliados positivamente, ao contrário do restante do país. A balança comercial brasileira registrou no ano passado o pior resultado em treze anos. Em 2013, houve superávit comercial de US$ 2,56 bilhões, segundo o Governo Federal. O saldo da balança no ano caiu 86% em relação a 2012.