CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Fraudes no INSS passam de R$ 15 mi na região de Campinas

Mais de 15 milhões de reais. Este é prejuízo causado por fraudes no INSS, durante ano de 2013 na região de Campinas. Uma força-tarefa durante os 12 meses investigou a

Mais de 15 milhões de reais. Este é prejuízo causado por fraudes no INSS, durante ano de 2013 na região de Campinas. Uma força-tarefa durante os 12 meses investigou a ação de quadrilhas que fraudavam o benefício. Cinco grupos foram descobertos e 22 pessoas envolvidas respondem por crimes contra Instituto Nacional de Seguro Social. 290 aposentadorias e seguros eram pagos indevidamente.

O procurador do Ministério Público Federal, Fausto Kozo Kozaca, comenta como estas quadrilhas atuavam na abordagem de pessoas que buscam o benefício. Geralmente, têm aliciadores e contam até com pessoas de dentro do INSS. Ainda de acordo com o procurador, as fraudes foram verificadas nos mais diversos tipos de benefícios.

Além da presença de servidores do INSS, nestas quadrilhas são verificados a presença de advogados e em um caso na cidade de Itupeva, até de um político da cidade. De forma geral, os grupos respondem por formação de quadrilha, estelionato, falsificação e até lavagem de dinheiro.

O procurador do Ministério Público Federal, Fausto Kozo Kozaca, alerta as pessoas que buscam benefícios com intermediários. Caso haja fraude, o beneficiário também pode ser criminalizado. Kozaca cita casos relacionadas as quadrilhas que agiam na região de Campinas. O beneficiário que sabia da fraude, responde judicialmente e pode até ser preso.

A orientação, além da cautela, é para que as pessoas que buscam benefícios, procurem diretamente o INSS, já que não há mais necessidade de intermediários para a entrada previdência.

O combate às fraudes do INSS na região de Campinas vai continuar neste ano, através da força tarefa do Ministério público Federal, Polícia Federal, INSS, Ministério da Previdência Social e Procuradoria Seccional. Além de Campinas, as ações foram feitas em outras 16 cidades, entre elas, Indaiatuba, Piracicaba, Valinhos e Vinhedo.

 

Compartilhe

Conteúdos