O projeto já existe no Brasil, no Rio de Janeiro, é padronizado em 150 países e desde 1994 recebe somente na Espanha em média 300 mil ligações por ano. O serviço gratuito por telefone que começa a funcionar em Campinas no dia 03 de fevereiro tem como objetivo atender crianças e adolescentes para receberem orientação sobre assuntos que não falam com os pais, como orientação sexual, bullying, violência doméstica e até assuntos emocionais. O Superintende do Movimento Vida Melhor, Mário de Oliveira Seixas, traz a experiência carioca para a cidade.
O serviço gratuito “123Alô! terá a mesma metodologia e programa de computador usados nos atendimentos no Rio, onde opera há cerca de cinco anos. Uma equipe de oito profissio-nais, entre psicólogos, assistentes sociais e pedagogos, farão a escuta qualificada dos adolescentes e encaminhamentos necessários. Para isso, contarão com o suporte de equipamentos públicos, como Centros de Saúde, hospitais, escolas e assistência social. A psicóloga e coordenadora do projeto, Sandra Olivetti Matiello, explica que será uma oportunidade de levantar informações sobre estes jovens.
Mário Seixas explica que o objetivo não é interferir no convívio familiar, mas servir de alternativa. O serviço começa a operar em Campinas no dia três de fevereiro pelo 0800 0 123 123 e na internet tem o endereço www.123alo.org.br.