O pagamento de bônus a policiais anunciado pelo Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, é desaprovado pelo especialista em segurança, Bene Barbosa. O objetivo éestimular os profissionais, com uma bonificação que pode chegar à R$ 8 mil. Isso, se os números de roubos e de furto e roubo de veículos não aumentarem e o de homicídios dolosos e latrocínios (roubos seguidos de morte) caírem 7% no primeiro trimestre deste ano. Para Barbosa, a medida não passa de propaganda política e deve fracassar. Ele fala da necessidade de mudanças mais profundas na estrutura da polícia e também da justiça.
O especialista dá exemplos de medidas que poderiam ser mais eficientes no estímulo aos profissionais e como consequência para a redução da criminalidade. Os atos, segundo ele, deveriam ser mais duros e de combate. Barbosa destaca a importância de investimentos na Polícia Civil, mas diz que tais medidas dariam menos visibilidade e mais gastos ao governo.
Se todas as metas forem cumpridas, o estado vai pagar R$ 700 milhões em bonificação. Tal benefício faz parte do plano de metas para reduzir os três principais índices de criminalidade. O plano ainda precisa ser aprovado na Assembleia Legislativa.