CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

PCJ alerta para possibilidade de racionamento de água em abril

A situação fica cada vez mais preocupante. Caso a estiagem e os níveis de chuvas, bem abaixo da média, persistam nos próximos meses haverá a necessidade de racionamento de água

A situação fica cada vez mais preocupante. Caso a estiagem e os níveis de chuvas, bem abaixo da média, persistam nos próximos meses haverá a necessidade de racionamento de água a partir de abril na Região Metropolitana de Campinas e nos Aglomerados Urbanos de Piracicaba e Jundiaí. O Consórcio PCJ realizou um estudo técnico sobre os possíveis impactos no Sistema Cantareira. José César Saad, coordenador de projetos do consórcio PCJ, explica que se continuarem esses índices nos próximos meses o sistema será totalmente consumido até o mês de abril.

De acordo com o estudo do Consórcio PCJ, é grande a possibilidade dessas regiões enfrentarem problemas de escassez hídrica durante a Copa do Mundo, em junho, quando Campinas vai receber seleções, como as de Portugal e Nigéria. O Consórcio PCJ tem proposto um plano para que os municípios tenham seus próprios reservatórios, mas, de acordo com Saad, faltam incentivos dos governos estadual e federal. Mas não adianta só ficar responsabilizando as autoridades. Cada um pode fazer sua parte para diminuir a necessidade de racionamento, evitando lavagens de calçadas e carros e banhos demorados .

O Plano Diretor da Macrometrópole (que além da região que engloba o PCJ, inclui a Grande São Paulo, Sorocaba, Baixada Santista e Paraíba do Sul), alertou em outubro de 2013, que o momento atual pode repetir o que foi vivido na pior estiagem da série histórica, verificada entre os anos de 1953 e 1956. No caso específico do Cantareira, essa é a pior estiagem dos últimos 10 anos.

 

Compartilhe

Conteúdos