Apesar de uma lei municipal garantir multa a quem for flagrando pichando o patrimônio público e particular, em Indaiatuba , os vândalos não dão trégua. Nem mesmo os painéis informativos sobre a saúde da população escampam dos atos de vandalismo. Um exemplo são as placas de divulgação do Programa de Controle da Dengue, distribuídas pela Secretaria de Saúde Municipal nos pontos de ônibus.
Segundo os dados da Prefeitura, todas as unidades sofreram algum tipo de depredação. Na última vistoria realizada na segunda quinzena de janeiro, nove painéis informativos foram depredados. Deste total cinco totalmente arrancados. Nesse mesmo período a Guarda Municipal, registrou sete ocorrências de pichações. Entre elas a do muro da Escola Maria Aparecida Pinto da Cunha . O pichador flagrado era menor de idade. Nesse caso, segundo o Secretário Adjunto de Defesa e Cidadania, Sandro Bezerra Lima, o pai do adolescente foi intimado a pagar a multa estabelecida pela lei municipal.
Para fechar o cerco contra os pichadores e demais vândalos a Prefeitura conta com a ajuda da própria população que pode fazer a denuncia através dos sistemas telefônicos 190 da Polícia Militar e 153 da Guarda Municipal. Outra ferramenta utilizada são as câmeras de monitoramento distribuídas em pontos estratégicos da cidade. Os equipamentos são integrados a Central de Monitoramento da Guarda Municipal.