Depois de um período de estiagem fora de época, finalmente deverá chover por um tempo prolongado em Campinas. A previsão do tempo feita pelo Cepagri da Unicamp indica que deverá chover diariamente na cidade, pelo menos até o dia 21. Mas o risco de temporais, com fortes descargas elétricas, foi praticamente descartado durante esse período.
De acordo com o diretor do Cepagri da Unicamp, Hilton Silveira Pinto, a chuva deverá permanecer por mais tempo do que o esperado. Sobre o problema envolvendo o abastecimento das cidades, o professor Hilton Silveira Pinto afirma que o volume esperado não deve resolver a questão, mas acredita que será importante para manter os níveis atuais. Segundo o diretor do Cepagri, a chuva deverá ser sequencial durante este período, com a alternância da intensidade e do volume.
Desde o início do verão, a falta de chuva preocupa as autoridades da região. Em dezembro, o volume registrado pelo Cepagri foi 83 mm, enquanto a média histórica do mês é de 280 mm. Até o meio do mês de fevereiro, havia chovido apenas 4,8 mm.