A Nigéria não tem um Cristiano Ronaldo, mas, a seleção conta com John Obi Mikel e Emmanuel Emenike.Eles podem não ser os melhores mundo, Mas isso não importa para a comunidade de cultura africana da cidade que está animada com a hospedagem e treinamento dos nigerianos no município. Mais que exaltar um ídolo veem uma oportunidade para apresentar a cultura africana de um jeito diferente para população campineira.
No Ponto de Cultura Ibaô, na Vila Pe. Manuel da Nóbrega, o momento é tido como adequado para mostrar outras relações com África que não a tradicional história da escravidão. A coordenadora, Alessandra Gama, comenta que vai muito além disso, inclusive com influências na culinária e vestimentas do Brasil.
O Ibaô é um dos grupos parceiros da Casa de Cultura Fazenda da Roseira que fica às margens da Av. John Boyd Dunlop. É na Casa de Cultura que se conhece um pouco destas relações. As vestimentas são influenciadas principalmente pelas cores fortes. A culinária é muito comum na Bahia com, por exemplo, o vatapá e o acarajé. Na parte de cultura as danças tribais são as preferidas pelos nigerianos. A religião é o culto aos orixás e vodu. A coordenadora da Casa de Cultura, Alessandra Ribeiro, fala da importância deste momento não só para exaltar esta cultura de danças e festa, mas também para reflexão sobre o país Nigéria e o continente africano.
Para comemorar a Copa do Mundo, a Casa de Cultura Fazenda da Roseira, que reúne além do Ibaô, cerca de 20 grupos, montou um comitê para organizar atividades específicas para as comemorações. Uma exposição fotográfica de jogadores negros já está confirmada. Também há possibilidade da transmissão dos jogos e ainda o contato com os jogadores da seleção e da comunidade nigeriana de São Paulo.
Uma das preocupações é que haja um tratamento diferente para as duas seleções que vão ficar em Campinas: Portugal e Nigéria. Pra Portugal, já tem lanche, estátua… Mas, a prefeitura garante que os nigerianos também serão homenageados. A diretora de turismo, Alexandra Caprioli, diz as atividades são voltadas para escolas da rede pública.
No dia 23 de março, a casa de Cultura Fazenda da Roseira vai promover uma feijoada para anunciar a programação oficial para a Copa do Mundo. Na sede da Casa já há banners comemorando a confirmação da Nigéria em Campinas.