A transferência dos velórios do cemitério Nossa Senhora da Conceição durante o carnaval provocou a reação da população que vive na região dos Amarais. Os moradores do Jardim São Marcos, Jardim Santa Mônica e Jardim Campineiro organizaram um abaixo assinado para tentar barrar a realização da festa na Avenida Cônego Antônio Roncato, conhecida como Estrada dos Amarais.
A prefeitura solicitou que durante o carnaval, a Setec cuidasse das transferências dos velórios no período noturno para o Cemitério da Saudade. Durante o dia, as atividades normais seriam mantidas, como a visitação de túmulos e enterros. O membro do conselho fiscal dos bairros São Marcos, Santa Mônica e Jardim Campineiro, João da Mata, afirma que a população da região ficou indignada com a falta de respeito das autoridades. O secretário de cultura de Campinas, Ney Carrasco, minimizou as críticas e disse que a medida foi tomada apenas para evitar algum tipo de desconforto que a festa pode provocar. Segundo ele, a Setec ficará responsável pela transferência do local dos velórios, caso haja a necessidade.
O abaixo assinado dos moradores da região dos Amarais já reuniu cerca de 500 assinaturas e deve ser entregue até o final desta semana.