O Ministério Público do Trabalho espera que os 108 inquéritos de acidentes de trabalho registrados no ano passado na região de Campinas sirvam para conscientizar as empresas e os trabalhadores sobre a importância da segurança na execução de obras. E como consequência, haja diminuição de ocorrências deste tipo. Neste ano, já foram 11 casos. Em um deles, um homem de 28 anos morreu após a queda de uma passarela que passava por manutenção em Itapira.
O promotor do MPT, Ronaldo José de Lira, acredita que as sanções sofridas pelas empresas em 2013 devem ter reflexo numa maior atenção às ações de prevenção aos acidentes.
A promotoria ainda destaca que a responsabilidade não é só das empresas. Os trabalhadores devem estar atentos e seguir as normas de segurança, por exemplo, usar os equipamentos obrigatórios ou recomendáveis. O perfil dos acidentes de trabalho registrados na região de Campinas mostra que eles poderiam ter sido evitados.
O promotor destaca que há mecanismos e normas para prevenir estes tipos de ocorrências. Se elas acontecem, é porque, segundo ele, houve algum tipo de omissão.