A temperatura elevada e a ausência de chuva neste verão criou uma situação atípica na região de Campinas. O forte calor e a baixa umidade relativa do ar são responsáveis pela sensação de desconforto na população, que reclama das condições climáticas. Nas ruas de Campinas, a situação não é diferente. Quando questionadas, as pessoas não deixaram de enumerar os problemas provocados pelo calor.
Mas o período de estiagem fora de época tem sido excelente para alguns segmentos do comércio. A venda de gelo tem apresentado índices impressionantes, com as vendas em janeiro superando os quatro últimos meses do ano passado. O proprietário da Casa do Gelo, em Campinas, Vladmir Antonio Lopes, afirma que em 20 anos de profissão, nunca viveu um momento tão bom. Ele explica que se por um lado a situação é favorável financeiramente, por outro existe uma preocupação com a escassez de água.
Com a temperatura alta, é comum os bares da cidade ficarem lotados em todo final de tarde. A venda de bebidas, especialmente a cerveja, também superou as expectativas dos comerciantes. O proprietário do Campinas Chopp, Cleber Baumgartner, afirma que a procura pela bebida cresceu 50% nos primeiros 30 dias do ano. Para ele, vale muito a pena a temperatura se manter elevada. O responsável pelo Premium Beer, Régis de Castro, vai na contramão de quem conseguiu se beneficiar nesse período de estiagem fora de época. Ele acredita que houve uma melhora nos negócios, mas os números do ano passado ainda são melhores.
Outro setor que apresentou números impressionantes neste início de ano foi a venda de sorvetes. A operadora de caixa da sorveteria Sergel, Sueli Severiano, afirma que está impressionada com a quantidade do produto que é vendida diariamente. Segundo ela, todos os dias os estoques ficam esgotados.
A temperatura máxima em fevereiro em Campinas está 5,6ºC acima da média. O registro é o maior em 25 anos, quando Cepagri da Unicamp iniciou as medições. Já volume de chuva para o mês deveria ser de 199 mm, mas só chegou a 5 mm. A cidade já chegou a registrar 37º neste verão.