Uma ação de fiscalização do Procon Campinas resultou em setenta e uma autuações em 22 estabelecimentos de pequeno porte da cidade. Ao todo, 85 irregularidades foram encontradas em mercados e padarias do centro e de outros bairros. Entre elas, a validade vencida foi a mais constatada, seguida de perto pelo descumprimento de leis municipais, como o atendimento preferencial a idosos, doadores, gestantes e pessoas com deficiência.
De acordo com a diretora do Procon, Lúcia Helena Magalhães, a venda da de mercadoria fora do prazo de validade é crime contra a saúde pública. Além de orientar o consumidor para que tenha atenção no momento da compra, principalmente em casos de promoções e descontos, ela também recomenda que o comerciante faça o monitoramento frequente de todo o estoque.
Já sobre a falta do atendimento preferencial, a diretora do departamento explica que mesmo no caso dos locais com somente um caixa, a sinalização é necessária para que os clientes saibam dos direitos. Os modelos de cartazes de afixação obrigatória podem ser baixados no site do Procon Campinas – www.procon.campinas.sp.gov.br. Na página, também há a lista dos estabelecimentos vistoriados.